A couve-de-bruxelas é rica em sais minerais, principalmente fósforo e ferro, e contém vitaminas A e C, ambas importantes para a vista e para a pele. Que ótimo! Mas como convencer os pequenos? Pois é, eu desenvolvi uma receita aqui em casa usando um velho truque francês, molho. Os franceses são famosos por seus molhos, e realmente eles complementam vários ingredientes como se fossem feitos um para o outro. Considero este o caso do molho bechamel com a couve-de-bruxelas.
Ingredientes:
½ kg de couve-de-bruxelas limpas e cortadas ao meio;
2 ½ colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 xícaras de leite integral (senão não fica cremoso, é assim mesmo, francês não economiza na manteiga e nem no leite gordo, daí as porções pequenas);
Uma pitada de noz moscada;
Sal a gosto;
150g de queijo suíço (Emmental) ralado grosso, se você preferir mais queijo, não se acanhe.
Preparo:
Cozinhe as couves-de-bruxelas no vapor (eu uso aqueles suportes de bambu chineses) até que fiquem macias, porém ao dente (leva de dez a vinte minutos dependendo do tamanho das bolotinhas), e reserve.
Ligue o forno para aquecer a 200ºC.
Aqueça uma panela para molho em fogo médio, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo aos poucos mexendo sempre com um fuê (aqueles batedores com aros trançados – detalhe, o fuê não pode ser usado em panela de tefall). Você verá uma pasta amarelada no fundo da panela. Passe a acrescentar o leite, bem devagar e mexendo sempre, de ¼ de xícara em ¼ de xícara. Somente acrescente outro tanto de leite quando o anterior estiver bem incorporado. Em seguida acrescente a noz moscada e o sal a gosto (a gosto quer dizer ponha um pouco e prove até ficar bom).
Em uma travessa refratária arranje as couves-de-bruxelas e acrescente o molho bechamel, misture até que todas as couves-de-bruxelas tenham uma camada fina de molho. Cubra com o queijo suíço e leve ao forno para gratinar por 15 minutos. Voilá!
Putz, Adri, aqui em casa ninguém gosta de couve de bruxelas!!! Mas em sua homenagem eu até vou tentar essa receita qualquer hora. Eu adoro legumes gratinados, quem sabe desse jeito a gente consegue esquecer que esse é tão amargo… Valeu a dica!
Espero que todos gostem!