Esta é uma receita básica de Meatloaf, prato tradicionalíssimo aqui nos Estados Unidos, que pode ser adaptada a vários tipos de carnes.
Ingredientes:
½ Kg de carne de vaca moída;
½ Kg de carne de porco moída (não é todo açougue que aceita moer carne de porco, se esse for o caso do seu açougueiro simplesmente use 1 kg de carne de vaca);
2 ovos;
2 xícaras de farinha de rosca grossa (eu gosto daquelas de padaria, se a padaria perto da sua casa não fizer a própria farinha de rosca, basta torrar o pão amanhecido e triturar no processador de alimentos);
2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou outro óleo de sua preferência);
1 cebola grande bem picada;
6 dentes de alho bem picados;
3 tomates bem vermelhos sem peles picados (na pressa não se acanhe e use tomates em lata mesmo);
2 colheres de sopa de salsinha picada;
1 colher de sopa de cebolinha picada;
1 colher de sopa de manjericão picado;
½ colher de sopa de orégano picado;
Se quiser substitua as ervas frescas por quantidade menor de ervas secas, aqui também uso uma mistura pronta de ervas secas italianas, tudo depende da disponibilidade na geladeira e na dispensa. 😉
2 colheres de sopa de molho inglês;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Opcional, molho de pimenta vermelha a gosto;
Preparo:
Ligue o forno para que aqueça a 180º C (350 F). Em uma panela média aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, quando estivarem dourados acrescente os tomates, as ervas e o molho inglês. Não salgue este refogado. Cozinhe todos os ingredientes por uns cinco minutos e apague o fogo.
Em uma tigela grande, coloque a carne moída, acrescente sal e pimenta do reino a gosto (eu nem uso a pimenta do reino), acrescente o refogado e misture bem. Bata os ovos com um pouco de molho de pimenta, aqui em casa uso uma colher de café de Tabasco, mas se não for sua praia não use. Acrescente os ovos à carne temperada e incorpore. Adicione a farinha de rosca, meia xícara por vez, antes de acrescentar a última meia xícara de farinha avalie a massa, dependendo de quão gordurosa é a carne você precisará ou não das duas xícaras completas de farinha. A massa deve ficar macia, com boa liga, e uniforme.
Se você possui forma para bolo de carne, besunte ligeiramente a parte perfurada com azeite, coloque a massa, e cubra com papel alumínio. Senão, coloque um folha grande de papel alumínio em uma assadeira retangular com a parte brilhante para cima e besunte-a ligeiramente com azeite ou o óleo de sua preferência, coloque a massa sobre o papel alumínio besuntado e ajeite o bolo de carne com as mãos e dobre o papel alumínio sobre a massa de forma que fique bem ajustado ao do bolo de carne conforme a Fig. 2
Leve ao forno pré-aquecido e asse coberto por uma hora, descubra o bolo de carne e volte ao forno até que fique dourado. Retire do forno e deixe que descanse por 15 minutos antes de servir.
Nos Estados Unidos o acompanhamento tradicional do Meatloaf é o purê de batatas com gravy. Aqui em casa a meninada gosta com arroz, feijão e salada.
Qualquer legume sauté também vai bem.
É um prato ótimo para se congelar inteiro ou em partes.
No dia seguinte costumo fazer sanduiches que são alegremente devorados. Simplesmente corto fatias que levo ao micro ondas cobertas com fatias de mozzarella e sirvo no pão que tiver disponível em casa com maionese, mostarda e salada. Não tem hambúrguer que vença.
Também costumo substituir a carne de vaca e porco por carne moída de peru ou frango que se encontram facilmente aqui nos Estados Unidos. E as vezes uso molho de soja no lugar do molho inglês.
Para congelar basta enrolar bem com magi-pack. Eu congelo inteiro, partes e até fatias.
Bom Apetite!
Adorei sua receita! Voltei de viagem com uma vontade de arroz e feijão. Como aqui é casa de baiano, acompanhamos bolo de carne com farofa… vou fazê-la hoje!
Mais uma informação: tomate em lata é mais rico em vitaminas do que o natural, sabia? Li que é porque o tomate é mais maduro e o processo de cozimento concentra as vitaminas ainda mais. Por isso o molho de tomate também é, o que faz do spaghetti ao sugo com parmesão uma das refeições mais completas para crianças e grávidas. Então sempre que cozinho sopas, molhos ou cozidos uso o tomate em lata. O caldo fica mais grosso e vermelhinho e ainda é muito mais prático.
Depois te conto como ficou….
Beijos!
Parece bom a receita, vou fazer, vi no programa Hells Kitchen, e fiquei curioso como que fazia. Amo o conjunto Meat Loaf, através de pesquisa no Google é que descobri a sua receita.
A receita parece ótima! Queria saber se posso usar carne de churrasco Q sobrou?
Nunca tentei. Normalmente uso carne de churrasco que sobrou para fazer Arroz Carreteiro.