A foto está apetitosa, agora vai uma receita – francesa – para variar o cardápio do dia-a-dia aí no Brasil. Eu adoro trazer influências de outras cozinhas para dentro de casa. Também é gostoso envolver as crianças na preparação do quiche, elas adoram mexer com massinha…
Detalhe: estou assumindo que minhas leitoras se viram um pouco na cozinha, por isso algumas explicações básicas, como por exemplo como refogar um legume, não estão incluídas. Se você “ainda” está nesse estágio, favor dar uma olhadinha na internet antes de começar para esclarecer alguns conceitos. Lá vai:
(para uma forma de diâmetro 28 cm)
Massa:
– 200 g de farinha de trigo
– 1 ovo
– 2 pitadas de sal
– 5 colheres de sopa de leite
– 80 g manteiga
Recheio:
– 1 kg de alho poró
– 150 g de bacon defumado picadinho
– 30 g de manteiga
– sal, pimenta do reino e/ou nós moscada a gosto
– ½ colher de chá de cominho moído (eu não uso)
Molho:
– 200g de creme de leite fresco
– 4 ovos
– 100 g de queijo gruyere ralado
– sal
Farinha para a mesa de trabalho
Tempo de preparação: aprox. 1,5 h
Com a farinha faça um vulcão. No centro coloque o ovo, sal e leite. Corte cubos de manteiga e espalhe em volta. Com a ajuda de uma faca “corte” os ingredientes e amasse-os como “massinha”. Quando a massa estiver bem lisa, use o rolo para produzir a base do quiche. Passe a massa para a forma, aperte para aderir a forma e faca vários furos com um garfo. Deixe na geladeira por aprox.. 45 minutos.
Ponha o forno para esquentar a 180 graus. Tire a raiz e a parte verde escura do alho poró (dica: pode ser feito com champignons frescos ou outro legume de sua preferencia). Corte em rodelas finas.
Esquente a manteiga e coloque o bacon picadinho para fritar. Reserve. Refogue o alho poró nessa gordura do bacon até estar macio (cerca de 5 minutos). Tempere com o sal, pimenta, noz moscada e cominho. (dica: eu acrescentei alho).
Bata os ingredientes do molho num pirex e tempere.
Misture o bacon com o alho poró e coloque-os sobre a massa. Regue com o “molho” ponha para assar. Cerca de 30-40 minutos ou até estar dourado. Antes de cortar espere esfriar por cerca de 10 minutos.
Para acompanhar, uma salada.
Bom apetite!!!
Quem quiser pode fazer 2 receitas e congelar, para consumir depois. É só tirar um pouco antes do forno e deixar esfriar. Coloque no saquinho de freezer e pronto!
Adorei Sandra, vou tentar fazer no fim de semana.
Que delicia! Vou tentar tbm! Aqui na Belgica se estiver na correria posso tentar as massas prontas que sao fantásticas! Adri, vc experimentou na China essas massas??
Na China não usei não, mas aqui nos EUA uso bastante. Você acha que eu não vou encurtar esta receita? 😉 Se bem que esta massa parece simples o suficiente para eu arriscar… Quem sabe num sabadão mais sossegado… Sábado sossegado, ahahahahaha…
Genten, vocês querem avacalhar o quiche francês? A massa é muuuuuito fácil de fazer, não precisa pedir ajuda para a indústria de comida pronta não. E garanto que o resultado vai ser beeeeem melhor. Tentem, amassar massinha todo mundo consegue, vai! 🙂
Quiche Lorraine…diliiiicia Sandrinha!
Vou tentar fazer a sua receita aqui em casa também!!!! Nunca fiz quiche, mas realmente a sua receita para ser tranquila pra fazer… depois te conto se conseguir fazer igual ao da “professora”! 😉
Eu sei fazer a massa, mas confesso que preciso de um dia sossegado (que eu ainda estou procurando hehe)…tambem acho que a massa caseira eh beeeeem melhor, mas no dia a dia corrido…uso a pronta…prometo que vou tentar me comportar hehe…
Eu também vou tentar num dia tranquilo… Dia tranquilo, ahahahaha…
Se o dia é tranquilo é melhor, claro. Eu fiz essa receita num sábado, quando pude dispor de um tempo maior. Durante a semana só tenho 30-40 minutos pra preparar alguma coisa!! Eu também sei o que é correria… Essas comidinhas especiais dá mais gosto fazer quando se tem tempo não só para o preparo, mas também para o comer.